segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Suplementos alimentares



Os suplementos alimentares são produtos produzidos a partir de alimentos, mas suas fórmulas variam. São alimentos em pó ou líquido, feitos à base de carboidratos, proteínas, gorduras, aminoácidos, cafeína, vitaminas, etc.  Apesar de serem produzidos a partir de alimentos, ele são “contaminados”. Encontram-se nestas substâncias anabolizantes (derivados de testosterona), substâncias estimulantes ou inibidoras do apetite, dentre outras coisas.

São utilizados para aumentar o consumo de determinado nutriente que esteja deficiente em seu organismo de maneira mais prática, levando-o ao nível ideal. Porém, muitas vezes não é isto que acontece. Na busca pelo “peso ideal” e pelo “corpo perfeito” muitos fazer sacrifícios e recorrem às “Dietas milagrosas”, outros partem para uma alimentação com diversas restrições, que acaba por ser incorreta, e outros, ainda, usam medicamentos e suplementos sem saber ao certo qual será a sua função e seu efeito no organismo.
Muitos pensam, erroneamente, que os suplementos não têm efeitos indesejados ou ofensivos ao organismo. Se tomados adequadamente, seus efeitos podem ser satisfatórios, mas é preciso ter cuidado ao ingeri-los, para que eles não se tornem prejudiciais e para que seu uso não seja maior que o ideal.


É comum vermos atletas e pessoas procurando suplementos alimentares, após começarem a praticar exercícios físicos, buscando repor a deficiência de nutrientes gastos em suas atividades físicas. No entanto, o que muitos não sabem é que utilizar tais produtos sem acompanhamento médico ou de um nutricionista pode trazer sérias consequências.
Os suplementos, se ingeridos de maneira incorreta, podem causar problemas como: aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial, transpiração excessiva, cansaço, insônia, alterações na percepção de dor e, em alguns casos, pode levar a um aumento de peso. Além disso, nem todos podem ingeri-los. Nutricionistas afirmam que os suplementos são indicados a atletas que não ingerem quantidades de alimentos suficientes para suprir seu gasto diário.
Cardiologistas alertam para o fato de que grande parte dos suplementos têm como base a cafeína, que aumenta os batimentos e pode causar arritmia grave e até mesmo risco de infarto, em pessoas já pré-dispostas.
Por isso, antes de ingerir tais substâncias, deve-se realizar uma avaliação, afim de verificar pré-disposições, conhecer a rotina alimentar do paciente, verificar se há, de fato, deficiência de algum nutriente, se há deficiência hormonal, dentre outros problemas, que podem ser agravados com o uso de suplementos alimentares.

Há vários tipos de suplementos, dentre eles podemos citar:
  • Os termogênicos, que ajudam a acelerar o metabolismo, auxiliam na queima de gorduras, e aumentam a temperatura do corpo. Como por exemplo: Green Coffee.
  • Os aminoácidos, principais constituintes das fibras musculares, apesar de serem produzidos pelo corpo, são uma importante suplementação, caso sejam feitos exercícios aeróbicos intensos. Exemplo desse suplemento: Amino BCAA
  • A creatina, ácido encontrado naturalmente no organismo, ajuda a fornecer o ATP, a forma de energia mais usada pelo corpo. Exemplo: Creatinel
  • Carboidratos, os combustíveis do organismo. Temos como exemplo: Gu Gel.
  • Os "pré-treinos", que apresentam em sua composição vasodilatadores (que facilitam a passagem de oxigênio) e psico-estimulantes (fazendo com que cheguem às células musculares de forma mais rápida). Eles oferecem um maior pique para realizar atividades físicas. Exemplo: Hemo Rage
  • Por fim, podemos citar o Whey Protein: suplemento a base de proteínas, que promovem a produção das fibras musculares.
No próximo post será abordado o Whey Protein. Falaremos sobre os malefícios que ele pode trazer.

Referência:

Minha VidaArtigos

Postagem da Aluna Ana Isabela Costa




Subscribe to Our Blog Updates!




Share this article!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML