segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Colágeno, a proteína que está na moda


 

Utilizado, principalmente, em tratamentos estéticos com a promessa de auxiliar na diminuição da flacidez e da celulite, o colágeno definitivamente está na moda. As mulheres estão cada vez mais em busca de tratamentos que deixem uma aparência mais bonita e saudável. Mas o colágeno não atua somente aí, há um aumento no interesse da indústria de alimentos pelo colágeno e gelatina devido às suas propriedades, tais como: agentes espumantes, estabilizantes coloidais, formadores de películas biodegradáveis, agentes microencapsulantes, como a tendência de substituir o material sintético pelo natural. Além de explorar diversos tipos de bioativos, agentes antimicrobianos, antioxidantes e anti-hipertensivos. Em alimentos, podemos perceber a presença de colágeno nas  barras de cereais diet, no queijo prato, como substituto de gordura, dentre outros alimentos

É uma proteína abundante no corpo humano, representando cerca de 30% de toda a proteína que temos. É formada por diversos tipos de aminoácidos. Tem como função principal dar sustentação às células, mantendo-as unidas e impedindo a deformação dos tecidos. É ele quem faz com que a pele fique lisinha e sem flacidez.
CINCO BENEFÍCIOS DO COLÁGENO
1 – Estimula o metabolismo de células da pele
2 – Pode auxiliar na diminuição da flacidez e celulite
3 – Existem benefícios da suplementação de colágeno para atletas com dores articulares e prevenção de lesões articulares
4 – Auxilia como coadjuvante em dietas de emagrecimento
5 – Fortalece cabelos e unhas

Acredita-se que o colágeno auxilia na prevenção da flacidez após o emagrecimento. Estudos demonstram que o uso de suplementação de colágeno em mulheres idosas com baixo consumo de proteínas, auxiliou a adequação do consumo proteíco e, com isso, ocasionou na perda de peso. Vale ressaltar que apenas incluir o colágeno na alimentação não ocasionará a perda de peso. É preciso aliá-lo a uma alimentação equilibrada.



É indicado principalmente para mulheres com mais de 30 anos. Elas possuem uma quantidade menor de musculatura no corpo, o que faz com que o depósito de colágeno seja menor. A síntese de colágeno diminui após os 30 anos. Além da idade, outros fatores podem comprometer a produção da substância: tabagismo, excesso do sol e deficiência alimentar dos nutrientes necessários para síntese do colágeno (vitamina C, zinco, silício, cobre e manganês).


É contraindicado, porém, para pessoas com consumo elevado de proteínas e pacientes com doenças renais. Também não é recomendado para gestantes e lactantes. Só deve ser utilizado como complemento alimentar com um objetivo específico, quando orientado por um profissional da saúde.


Na indústria alimentícia o aumento do interesse pelas fibras de colágeno e colágeno em pó em alimentos ocorreu devido às suas propriedades mecânicas, à capacidade de absorção de água, ao potencial gelificante, estabilizante e como biomaterial. Esse interesse está relacionado ao seu teor proteico, às maiores concentrações de proteínas e às frações de proteínas solúveis e insolúveis. Assim, a fim de desenvolver produtos com propriedade de textura desejada, tais como dureza e suculência, é necessário equilibrar fatores como a relação proteína solúvel/ insolúvel, o tamanho da partícula do colágeno e otimizar as variáveis de processo como o pH, temperatura e adição de sal34. Tal proteína apresenta potencial como emulsificantes em produtos alimentares em pH ácido, devido ao seu alto valor de pI (6,5-8,5), quando comparado com outros emulsificantes proteicos (soja, caseína e proteína do soro)

No mercado, são comercializados colágeno em cápsula, em líquido e em pó. O mais recomendado é o hidrolisado, que será rapidamente absorvido pelo organismo (pois é “pré-digerido”). É importante buscar versões que sejam livres de açúcar e que também contenham outros precursores do colágeno, como o silício e a vitamina C.
A maioria das marcas de colágeno em cápsulas possui apenas 1g da proteína. São necessárias, no entanto, 10 cápsulas ao dia. Desta forma, é mais prático utilizar o colágeno hidrolisado em pó. Uma colher de sopa por dia é suficiente.
Fonte: TuaSaude
Livro: Química de Alimentos


Postagem da Aluna Ana Isabela Costa



Subscribe to Our Blog Updates!




Share this article!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML