sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Dieta Dukan


A dieta Dukan, criada pelo médico francês Pierre Dukan, é dita ideal para aqueles que estejam motivados a perder peso rapidamente, melhorar a qualidade de vida, suportas regime a longo prazo e serem determinados (comendo somente os alimentos permitidos).


É composta por quatro fases, que levam à tão sonhada perca rápida de peso, estas são: Ataque, Cruzeiro, Consolidação e Estabilização. Dentre essas quatro, duas são para emagrecer  (Ataque, Cruzeiro) e duas  são para estabilizar o peso ideal (Consolidação e Estabilização).




Fase de Ataque: Tem duração de até 7 dias e gera uma perca de até 5 kg. Nesta fase a pessoa está autorizada a comer 66 tipos de alimentos, os quais são ricos em proteínas. Aqui se dá uma perca de peso motivadora, principalmente por ser de forma rápida.
Exemplos dos alimentos permitidos e proibidos nesta fase:
  • Alimentos permitidos: carnes magras, grelhadas, assadas ou cozidas sem adição de gordura, kani, ovos cozidos, peito de peru defumado, iogurte natural ou desnatado, leite desnatado, queijo cottage. Deve-se comer sempre 1 colher e meia de farelo de aveia por dia, pois ela sacia a fome, e 1 colher de bagas de Goji, pelo seu poder depurativo.
  • Alimentos proibidos: todos os carboidratos, como pão, arroz, macarrão, frutas e os doces


Fase Cruzeiro: Nesta fase, a perca de uma grande quantidade de peso não se dá de forma tão rápida como na Fase de Ataque, porém aqui já se tem uma variedade maior de alimentos: Além dos 66 das fase anterios, soma-se 34 legumes e verdura, gerando um total de 100 alimentos autorizados para consumo. A perca de peso aqui é em média 1 kg por semana, bem diferente da primeira fase, onde se perdia até 5kg em 7 dias.  
Exemplos dos alimentos permitidos e proibidos nesta fase:


  • Alimentos permitidos: tomate, pepino, rabanete, alface, cogumelo, aipo, acelga, berinjela e abobrinha.
  • Alimentos proibidos: alimentos ricos em carboidratos, doces e frutas.


Fase de Consolidação: É a fase conhecida como “Reeducação Alimentar”, que dura 10 dias por peso perdido. Por exemplo, para 5 quilos perdidos nas duas primeiras fases, a Fase de consolidação durará 50 dias; Para 10 kg perdidos nas duas primeiras fases, a Fase de consolidação durará 100 dias.
Este método visa evitar o “efeito sanfona”. Além dos 100 alimentos permitidos nas fases anteriores, adiciona-se à dieta frutas, pães integrais, queijos, carboidratos etc.
Exemplos dos alimentos permitidos e proibidos nesta fase:
  • Alimentos permitidos: proteínas, legumes, verduras, 2 frutas por dia, pão integral, queijo.
  • Alimentos proibidos: arroz, macarrão e feijão mais de 2 vezes por semana e todos as outras fontes de carboidratos. Frutas proibidas: banana, uva e cereja.
A quarta e última fase, chama-se: Fase de Estabilização. Nesta fase, não há restrição alguma. A alimentação é livre, mas faz-se necessário seguir três regras para o resto da vida:
  1. Fazer 1 vez por semana a dieta da proteína semelhante à 1ª fase;
  2. Ingerir 3 colheres de farelo de aveia por dia;
  3. Fazer 20 minutos de exercício físico por dia, abandonar o elevador e usar as escadas.


Mas nem tudo são flores, sociedades médicas e de nutrição contraindica o seu uso e dizem que a dieta Dukan está entre as 5 piores “dietas dos famosos”.
A dieta Dukan é, na verdade, uma releitura da também famosa dieta do Dr. Atkins. Assim como a dieta Atkins, a dieta Dukan é baseada em uma rigorosa restrição a alimentos ricos em carboidratos e um grande estímulo ao consumo de alimentos ricos em proteína animal. A diferença entre ambas dietas está no fato da dieta Dukan também ser muito restritiva em relação às gorduras. Essa dieta, realmente, resulta numa grande perca de peso nas suas fases iniciais e, por isso, as principais críticas não são em relação a sua efetividade a curto prazo, mas sim à sua segurança e eficácia a longo prazo.
A Dieta Dukan não ensina o paciente a comer melhor, não muda os seus hábitos alimentares e não dá ênfase à atividade física para que o paciente perca calorias fazendo exercícios. A dieta até sugere caminhadas e exercícios, mas seu foco principal é a restrição alimentar. Sendo, assim, sua eficácia a longo prazo não é das melhores.
Outro grave problema da dieta é que nas fases iniciais há restrição completa de alguns grupos alimentares. Não é recomendado retirar de forma radical carboidratos e gorduras da dieta. Isso significa impedir que o paciente consuma nutrientes importantes para a sua saúde.
Há também efeitos colaterais nesta dieta, tais como: Desidratação, náuseas, mal-estar, mau-hálito (conhecido como hálito cetônico), boca seca, dor de cabeça e fraqueza. Ao contrário do que o paciente imagina, parte desse peso perdido não é gordura, mas sim água. A acidose gerada pelos corpos cetônicos faz com que o rim tenha de trabalhar mais para impedir que o sangue torne-se muito ácido. Isso significa eliminar na urina grandes quantidade de ácido, que costumam ir junto de sódio e água. Portanto, o paciente desidrata nos primeiros dias de dieta. Por isso, indica-se o consumo de pelo menos 1,5 litros de água por dia nas fases iniciais. Além de tudo, dietas com grandes quantidades de proteínas sobrecarregam os rins e, por isso, pode haver, ainda, a formação de pedras nos rins, aumento nos níveis de ácido úrico, maior risco de desenvolvimento de gota, elevação do nível de colesterol e redução da massa óssea.

Ou seja, o ideal é sempre buscar um balaço entre a ingestão de proteínas, aminoácidos e gorduras. Para isso, é indispensável que o paciente que deseja perder peso procure o médico ou o nutricionista e faça um acompanhamento com estes profissionais.


Referências:
dietadukan.com.br
Gazeta Online
Revistas

Postagem da Aluna Ana Isabela Costa




Subscribe to Our Blog Updates!




Share this article!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML