sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Aminoácidos encontrados nos vegetais

          A proteína é conhecida como um macro nutriente importante para o organismo humano, assim como é o carboidrato e também os lipídeos (gorduras). As proteínas são moléculas orgânicas poliméricas formadas pela combinação de muitos aminoácidos. As proteínas podem ser de origem vegetal ou animal. Normalmente, as proteínas vegetais são associadas à uma alimentação mais saudável, já que não estará ingerindo gorduras animais, possíveis toxinas e hormônios também presentes nas carnes (principal fonte de proteína animal).
Os aminoácidos são estruturas elementares de uma proteína. Em todos os aminoácidos há um carbono denominado de carbono alfa. Ao carbono alfa, em um aminoácido, sempre haverá um grupo amino, um grupo ácido e um átomo de hidrogênio (H), além de um radical carbônico que irá variar de aminoácido para aminoácido.
Embora existam centenas de aminoácidos diferentes, para o homem, apenas 10 são classificados como essenciais.

·       A Histidina

   A Histidina é um dos aminoácidos codificados pelo código genético, sendo, portanto um dos componentes das proteínas dos seres vivos. E tem muita importância nas proteínas básicas, e é encontrado na hemoglobina. Além disso, a Histidina é importante na ligação do centro ativo de proteínas com os seus substratos.

   A histidina é um dos aminoácidos básicos (em relação ao pH) devido à sua cadeia lateral aromática de azoto heterocíclico. Este aminoácido é metabolizado bioquimicamente no neurotransmissor histamina e o conjunto de genes que produz enzimas responsáveis pela biossíntese da histidina é controlado pelo operon histidina. A interrupção da biossíntese da histidina em bactérias é à base do famoso "teste Ames", utilizado para verificar a mutagenibilidade de vários agentes químicos. A histidina representa cerca de 3% dos aminoácidos das proteínas do nosso organismo. A carne, as vísceras e miúdos são ricos em histidina.
Histidina – Presente em maçãs, alfafa, beterraba, cenoura aipo, pepino, alho, espinafre e nabo. 

·       A Isoleucina

    A Isoleucina é um dos aminoácidos codificados pelo código genético, sendo, portanto um dos componentes das proteínas dos seres vivos.

   A isoleucina é um membro da família de aminoácidos de cadeia lateral alifática, composta por substâncias bioquímicas extremamente hidrofóbicas, que são encontradas primariamente no interior de proteínas e enzimas. O núcleo da isoleucina é o mais hidrófobo de todos os radicais dos aminoácidos das proteínas. Essa hidrofobia permite a formação de ligações fracas (chamadas de ligações hidrófobas) com outros aminoácidos que contribuem na estrutura terciária e quartenária das proteínas.
   Como alguns outros membros desta família (como a valina e a leucina), a isoleucina é um aminoácido essencial que não é sintetizado por tecidos de animais mamíferos. Outra propriedade desta classe de aminoácidos é o facto de não desempenharem nenhum outro papel biológico além da incorporação em enzimas e proteínas, onde sua função é ajudar a ditar a estrutura terciária das macromoléculas.
   A isoleucina representa cerca de 4% dos aminoácidos das proteínas do nosso organismo.
Isoleucina – Presente em soja, agrião, acelga, espinafre, semente de girassol, feijão, abacate e coco.


·       A Leucina

   A leucina é um dos aminoácidos codificados pelo código genético, sendo, portanto um dos componentes das proteínas dos seres vivos. O seu nome é de origem grega, do termo "leukos", que significa branco.

   A leucina, como a isoleucina e a valina, é um aminoácido hidrofóbico encontrado como elemento estrutural no interior de proteínas e enzimas. Não parece haver nenhuma outra função metabólica para estes amino-ácidos, mas eles são essenciais pelo fato de não serem sintetizados em organismos de mamíferos, necessitando ser consumidos na dieta. A leucina empata com a glicina na posição de segundo aminoácido mais comum em proteínas e enzimas. A leucina representa cerca de 8% dos aminoácidos das proteínas do nosso organismo. O leite e o milho são ricos em leucina.
   A leucina é um dos 20 aminoácidos que as células do corpo humano utilizam para sintetizar proteínas, porém o mesmo não o produz. Desempenha funções importantes no aumento das proteínas e atua com fonte de energia durante os exercícios físicos, aumentando a resistência e reduzindo a fadiga. É integrante da cadeia ramificada, juntamente com a isoleucina e a valina, é encontrado de maneira abundante em carnes e leguminosas (soja e feijão), com uma concentração média de 1g/100g e de 3g/100g, respectivamente.

Leucina – Presente em soja, agrião, feijão, gergelim, semente de girassol, abacate e coco.

·       A Valina

   A valina é um dos aminoácidos codificados pelo código genético, sendo, portanto um dos componentes das proteínas dos seres vivos.

   A valina é um aminoácido alifático primo da leucina e da isoleucina, tanto em estrutura, como em função. Estes aminoácidos são extremamente hidrofóbicos e são quase sempre encontrados no interior de proteínas. Eles raramente são úteis em reacções bioquímicas normais, mas estão relegados à função de determinar a estrutura tridimensional das proteínas devido à sua natureza hidrofóbica.
   A valina representa cerca de 5% dos aminoácidos das proteínas do nosso organismo.
   O Leite e os ovos são alimentos ricos em valina.
Valina – Presente em soja, agrião, cogumelo branco, semente de girassol, semente de gergelim, ervilha, feijão, amêndoas, romã, beterraba, cenoura, aipo, alface, quiabo, salsa, abóbora e nabo.

É possível afirmar que os alimentos vegetais que mais possuem aminoácidos são:
– semente de abóbora;
– pistache;
– castanha de caju.



Postagem do Aluno Eric
Fonte: 
http://quiprocura.net/wordpress/2015/08/24/proteina-nao-e-exatamente-carne/



Subscribe to Our Blog Updates!




Share this article!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML