quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Os riscos da dieta da proteína: Dieta Atkins

Sua principal meta é restringir severamente a ingestão do carboidrato em todas as refeições e priorizar o consumo de proteínas, ou seja, alimentos de origem animal como carnes, ovos, peixes, bacon...

     Nas primeiras duas semanas, as fontes de carboidratos ficam bem limitadas, sendo liberado o que pode ser obtido apenas com o consumo de vegetais, o que de cara desencadeia um processo bioquímico em que o fígado converte gordura corporal em ácidos graxos e corpos cetônicos, substâncias que podem ser usadas pelo corpo como fonte de energia quando falta carboidratos (responsáveis por fornecer energia ao organismo). De acordo com Dr. Atkins, esse mecanismo, cetose, é essencial para o emagrecimento. O organismo vai está em cetose, e a fome simplesmente não existe, o que leva a uma perda de peso rápida. Ele também sofre adaptações metabólicas, onde passa a usar os corpos cetônicos como fonte de energia, poupando um pouco de glicose para o cérebro, o seu principal dependente. E com alguns dias em cetose o organismo se libera da dependência dos carboidratos e passa a utilizar as gorduras como fonte de energia, o que aumenta a saciedade.
Malefícios da dieta do Dr. Atkins 
      Pode causar problemas de concentração, já que o cérebro não funciona sem glicose, e ainda libera gorduras saturadas, que em longo prazo aumentam o colesterol. Além disso, a falta de carboidratos pode provocar tontura, sono, alteração de humor, tremores e propensão a desmaios. Em virtude do grande consumo de alimentos protéicos, a quantidade de gorduras saturada e colesterol é elevada ao ponto de contribuir para aumentar os níveis de colesterol ruim (LDL) e favorecer a ocorrência de problemas cardiovasculares.
    A baixa ingestão de fibras leva à prisão de ventre e outras doenças intestinais. Esse cardápio não é indicado para gestantes e pessoas com problemas renais, já que na primeira fase a dieta significa um esforço a mais para os rins, e quem tem ácido úrico elevado não é indicado para este cardápio.
    Com o consumo drasticamente limitado de carboidratos, ingestão abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que são de 55 a 75% das calorias totais do dia, o organismo tende a converter gordura em energia acarretando na liberação de corpos cetônicos, componentes que em altos níveis podem ser prejudiciais às células, além de causar mau hálito.

-  A rotina alimentar desta dieta é de extremos. Reduz drasticamente o consumo de carboidratos ao ingerir proteínas e gorduras em excesso. Ou seja, ninguém vai aprender a se alimentar com qualidade e equilíbrio.
- Como na maioria das dietas restritivas, para fazer a Dieta da Proteína, você conta com a lista de regras e restrições de cardápio. Você não tem ferramentas para te auxiliar no processo do emagrecimento e não consegue avaliar se está perdendo peso da maneira correta sem comprometer sua saúde.
- Embora, tenha sido criada por um médico, a Dieta da Proteína, assim como a maioria das dietas da moda, é normalmente feita sem o acompanhamento de profissionais para tirar suas dúvidas e oferecer orientação.- Na Dieta da Proteína você come proteínas e gorduras em excesso e ingere carboidratos em escassez. Por exemplo, você come uma grande quantidade de carnes e queijos, mas restringe o consumo de pães, massas, doces e até de algumas verduras e frutas.



Postagem da Aluna Naira Lima
Fonte: http://boaforma.uol.com.br/dietas/dieta-do-dr-atkins.htm




Subscribe to Our Blog Updates!




Share this article!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML