sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Os riscos da dieta da proteína: Dieta Paleolítica

   A dieta Paleolítica, é baseada na alimentação dos nossos ancestrais, mais conhecidos como homens das cavernas. A alimentação deles era basicamente composta por carnes, ovos, frutas, verduras  e as oleaginosas.  Sendo assim, este regime exclui totalmente alimentos industrializados, açúcar, farinhas em geral e o leite. A única fonte de açúcar, além das frutas que eles consumiam, era o mel. 

    Como a Dieta Dunkan, tem como promessa a perda de peso rápida. Mas o objetivo desta dieta é uma grande melhora nas doenças como diabetes, hipertensão, dislipidemia (colesterol alto), artrite e artrose.
     Ao comprar a dieta paleolítica sugerida por alguns autores e a dieta recomendada como saudável para os tempos modernos encontramos os seguintes números: 

Dieta

Proteína

Carboidrato

Gorduras

Dieta Paleolítica

20-30%

20-40%

28-47%

Dieta Tradicional

15-20%

50-60%

20-25%



    Na dieta Paleolítica há um consumo baixo de carboidratos, assim como o consumo de açúcar: ambos aumentam a secreção de insulina, hormônio que em excesso favorece o acúmulo de gordura no corpo. Tem ainda a exclusão dos produtos industrializados que, muitas vezes, são compostos por grandes quantidades de gorduras e sódio. No entanto é importante atentar-se também aos micronutrientes como o cálcio, por exemplo, que pode ficar deficiente em uma dieta sem laticínios, apesar de verduras verdes mais escuras, nozes amêndoas e castanhas terem esse nutriente a sua biodisponibilidade não é eficaz como nos laticínios. Existem diversos malefícios para o não uso desta Dieta, como:
◦ A falta de preocupação com a ingestão de gordura em demasia
◦  Proibição ao consumo de carboidratos
◦ Proibição ao consumo de grãos e tubérculos.
◦ Pequena quantidade de fontes de cálcio, como o leite e seus derivados
◦ Grande quantidade de carne vermelha
◦ Incentiva o jejum prolongado


             Alimentos                               permitidos
              Alimentos não                           permitidos
Carnes de todos os tipos, de preferência magra.
Cereais: arroz, trigo, centeio, milho, aveia etc.
Hortaliças como baixo teor de carboidratos.
Leguminosas: feijão, grão de bico, lentilha, soja etc.
Frutas de baixo índice glicêmico
Leite e derivados
Nozes, sementes e castanhas.
Açúcar e produtos industrializados, processados ou refinados.

A dieta das cavernas tem fundamento no que se refere a não utilização de alimentos industrializados e ausência de açúcares não naturais. Com certeza nos primórdios da humanidade a alimentação era muito diferente. Porém, nosso organismo foi evoluindo, com novos meios de alimentação. Desta forma, acreditar que nosso corpo se adaptará bem a uma dieta como esta é bastante questionável. Nenhum estudo comprova o que sustenta esta dieta. Nosso corpo precisa de equilíbrio e não de restrições.




Postagem da Aluna Naira 
Fonte: http://vejasp.abril.com.br/blogs/nutricao/2014/06/entenda-os-beneficios-e-maleficios-da-dieta-paleolitica/
https://pt-br.facebook.com/anagiorninutricionista/posts/769125386433373:0



Subscribe to Our Blog Updates!




Share this article!

Um comentário:

  1. Por conta do diabetes eu tive uma redução drástica na ingestão de açúcares e carboidratos. Foi muito bom pra mim e depois acabei procurando informaçoes sobre a dieta paleo. Encontrei nesse site as informaçoes que procurava. Hoje estou bem e controlada.

    ResponderExcluir

Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML