segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Proteínas durante a quimioterapia e a radioterapia

A Importância das Proteínas durante o tratamento contra o câncer (quimioterapia e radioterapia) 

A quimioterapia e a radioterapia apresentam efeitos adversos, que podem comprometer o estado físico, imunológico e nutricional, sendo que o acompanhamento nutricional  (quando bem aplicado), auxilia no controle dos sintomas, evitando a tão temida perda muscular (sarcopenia), e contribui para a melhora da qualidade de vida do paciente oncológico.  As necessidades de proteínas no Câncer podem estar aumentadas ou diminuídas, dependendo do tipo de tumor, estágio da doença e das formas de tratamento  assim como o gasto energético. Deste modo é importante se atentar que a  falta de proteína no nosso organismo pode prejudicar e muitas vezes até interromper a terapia antineoplásica (quimio ou radio).

Hoje, existe consenso na recomendação de proteínas para pacientes adultos em tratamento quimioterápico e radioterápico e esta depende da programação terapêutica, estado nutricional prévio e complicações presentes, podendo variar de acordo com a tabela abaixo:
Adaptado de Haugenet al (Adaptado de Haugenet al (2007).

Fontes sugeridas de proteinas:
  •  Carne bovina (recomendação de 3x / semana), aves e peixes (desde que cozidos, assados e/ou grelhados) e na consistência mais aceitável para o paciente.
  • Leite, queijos não amarelos, iogurte ( desde que paciente não seja sensível a lactose ou à proteína de leite de vaca)
  •  Leguminosas como feijões, lentilha, ervilha e demais fontes de proteínas vegetais
  •  Módulos de proteínas (caseinato de cálcio, proteína do soro de leite) e aminoácidos
É importante a regularidade de horários para alimentação do paciente oncológico em qualquer etapa do tratamento, seja quimio ou radioterápico. Fracionar a dieta em intervalos de +/-  3 horas auxilia o metabolismo. Com relação à oferta de proteína na dieta é sugerido que, pelo menos, as 3 refeições principais do dia ( desjejum, almoço e jantar) tenham sempre 1 alimento representando o grupo das proteínas.

Os suplementos são excelentes aliados, pois é sabido que  a quimio e radio resultam em toxicidade para o trato gastrointestinal, com surgimento de efeitos colaterais que traduzem uma ingestão de alimentos insatisfatória. Os pacientes oncológicos com ingestão oral reduzida (menor que 75% das necessidades nutricionais) tem indicação de suplementação (independente de perda ponderal) e nesses casos a intervenção nutricional através da prescrição de hipercalóricos e hiperproteícos pode ser necessária.
Hoje temos à disposição uma variedade de produtos específicos de nutrição para pacientes com câncer que tem como benefícios oferecer e atingir as necessidades calórico-proteicas e com componentes que atenuam as manifestações associadas a perda de peso e sarcopenia induzidas pela doença.
Podemos destacar como um suplemento  “coringa” a glutamina (composto com pH entre 4,3~6,1 e solubilidade em água de 26 g/l.), que é um aminoácido muito recomendado e utilizado. Também denominado imunonutriente, é  encontrado em abundância nos músculos, é importante para o crescimento e manutenção de células com forte atuação na síntese proteica. Durante o tratamento quimio/radioterápico há severa queda desta substância, e o organismo fica vulnerável a infecções oportunistas. Quando suplementada, a glutamina tem efeito anticatabólico (pois aumenta a hipertrofia muscular), além de exercer forte atuação no estado de hidratação celular e função intestinal. A recomendação sugerida para uso da glutamina é de 30g/dia e pode ser adicionada em sucos de frutas, água, chás, vitaminas e até mesmo em combinação com outros suplementos orais como forma de aumentar o aporte proteico da dieta.
Embora indiscutível as vantagens do uso de suplementos e módulos nutricionais, é importante lembrar que é imprescindível que a utilização ocorra sob orientações expressas de nutricionista e/ou médico.


Referência:MinhaVida

Postagem pela aluna Ana Isabela Costa



Subscribe to Our Blog Updates!




Share this article!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML