terça-feira, 20 de outubro de 2015

Dieta das Proteínas

     A dieta hiperproteica (também conhecida como dieta da proteína) tem conquistado cada vez mais adeptos. Esse tipo de dieta proíbe ou restringe o consumo de alimentos fontes de carboidratos (como pão, arroz, massas, frutas), e é baseada apenas em alimentos fontes de proteínas (carnes, ovos, leite e derivados) e gorduras. Normalmente é feita como objetivo de ganho de massa muscular ou emagrecimento.
                     
   O consumo de uma dieta rica em proteínas pode ser importante no controle de peso, devido às proteínas aparentemente serem eficientes em enviar sinais de saciedade ao cérebro, contribuindo para diminuir a ingestão de alimentos. Porém, o consumo desequilibrado de macronutrientes (proteínas, carboidratos e gorduras) a longo prazo pode levar à prejuízos no funcionamento cerebral e falta de concentração (pela diminuição do consumo de carboidratos), problemas no fígado e no coração (pelo alto consumo de gorduras, que muitas vezes acompanham os alimentos fonte de  proteínas).

                                 

A alimentação com altas concentrações de proteínas limita a ingestão de outros nutrientes importantes, necessários para que o corpo funcione de maneira adequada.

De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, o conceito de alimentação saudável pressupõe que nenhum alimento específico ou grupo deles isoladamente, é suficiente para fornecer todos os nutrientes necessários a uma boa nutrição e consequente manutenção da saúde. Por isso, a alimentação deve ser diversificada, que inclua alimentos que forneçam nutrientes como carboidratos, proteínas e gorduras; vitaminas, minerais, fibras e água, em equilíbrio.



Fonte: Nutricionista Giselle Barrinuevo

Postagem da Aluna Katia



Subscribe to Our Blog Updates!




Share this article!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML